Brincando de Jogo dos 7 Erros

No meu último post, eu cometi um assassinato à Língua Portuguesa. Foi um simples erro de concordância verbal que passou por duas revisões minhas, mas não passou aos olhos atentos de dois leitores assíduos deste blog.

E isso me surpreendeu muito. Não o fato de eu ter errado – sou humana, por favor -, mas o fato de terem percebido o erro.

Já vi vários estudos que dizem que o leitor de websites não lêem de fato o conteúdo e sim vão passando os olhos rapidamente em busca de palavras que lhe interessam [mais sobre isso no post Lendo posts de cabo a rabo]. E eu mesma posso dizer que faço isso com blogs. E também isso não aconteceu antes.

Então por que isso aconteceu?

Algumas teorias:

  • o formato do meu blog é mais de artigo mesmo e a galera lê sim todo ele com atenção
  • será que tem alguma coisa a ver o fato de dois leitores assíduos terem percebido o erro? Hum…
  • será que quem está lendo blogs está com todo o tempo do mundo?

Por que esta discussão toda?

Erros de português costumam desconcentrar o leitor. Imagine você lendo um artigo falando da fome, da guerra e da peste na Folha de São Paulo e dando de cara com um “s” faltando? No mínimo você vai virar pro lado, mostrar o erro para alguém e falar “não têm revisores na Folha”.

Mas no blog seria diferente? Se a palavra de ordem no blog é a verborragia espontânea, não é normal esperar erros de português, mesmo que simples erros de digitação? E também, teoricamente, não somos jornalistas ou escritores. Por que teríamos a obrigação de escrever corretamente?

Por | Alterado em 30/11/02 às 23:11

Comentários

  1. edna santos disse:

    muiito interessante.

Faça um comentário

*