Seja bem-vindo à minha casa

Nos tempos da faculdade, fiz um paper sobre o livro O Espaço Crítico, de Paul Virilio. Em certa altura do livro, o autor fala de como, no futuro, as pessoas irão tender a sair cada vez menos de casa e interagir entre si de outras formas que não o contato físico. Como eu era tola, inocente e de pensamento curto, fui extremamente crítica à esta idéia [acho que minha nota também não foi muito boa…]. Aleguei que o ser humano vive em comunidades e comunidades pressupõem interação direta [não ria de mim, pls].

Como o futuro é agora e estou vendo o quanto estava enganada, estou me redimindo publicamente neste post.

O blog é uma funcionalidade fantástica em termos de criação de comunidades virtuais. Acredito que o sujeito que criou o blog enquanto funcionalidade não imaginou que a proporção que isso iria tomar. Estes pequenos websites pessoais se falam e constroem um ambiente muito próximo de uma vizinhança, onde cada blog é uma casa.

Nesta vizinhança imaginária da comunidade blogger, não há reclusos. Tímidos, sim… talvez. Mas todos participam ativamente da comunidade visitando uns aos outros em suas casas. Todos expõem seus sentimentos e idéias livremente, e ainda incentivam os seus vizinhos a comentarem sobre eles. Todos visitam a casa de todos a qualquer hora do dia e visitam todos os cômodos sem pudor [ou não]. E se tiver algum segredo, salve como rascunho.

Os seus vizinhos ainda podem escrever sobre qualquer coisa em qualquer parede, mesmo não sendo a parede correta. Aqui, os elementos da comunidade não são identificados entre si pelo status social e sim pelas afinidades.

E o que tudo isso tem a ver com usabilidade?

  • findability: em quanto tempo você acha algo em uma casa bagunçada?
  • satisfaction: você se sente confortável em uma casa onde não tem como sentar?
  • labeling: você acha engraçado colocar uma placa escrito “sheilas” na porta do banheiro quando você realmente precisa de um e não sabe onde ele fica?

Tudo a ver:

Mais sobre comunidades virtuais

Por | Alterado em 18/11/02 às 14:11

Comentários

  1. Leni disse:

    Olá, gostei dos links do seu blog, estou realizando um trabalho sobre comunidades virtuais e foram muito valiosos.
    Obrigada, valeu

Faça um comentário

*