O blog das segundas-feiras

Hoje é um dia especial para este blog e para mim. Estaremos, até o fim do dia, completando 7 mil visitantes em quatro meses. Isto é fantástico para uma página pessoal. Há muitos websites corporativos que não conseguem isso em um ano.

Analisando os relatórios do contador ou do log do servidor Web, podemos saber um pouco mais sobre os visitantes e saber quando e o quê publicar. Este blog, por exemplo, tem suas visitas concentradas no horário comercial. Segunda-feira é o dia de maior acesso da semana inteira. Posso supor então que uma boa parte dos visitantes têm este blog nos favoritos do computador do trabalho e não do de casa. Estes usuários devem acessar este site enquanto os problemas não aparecem ou só para dar uma aquecidinha antes de pegar no pesado. Que tipo de conteúdo posso escrever para quem quer começar bem a semana? As possibilidades de análise são fantásticas!

Descobri, também através deste relatório, que continuo com o velho problema de não conseguir fazer os usuários fuçarem nos arquivos ou mesmo nas outras páginas deste blog. Não adiantou nada colocar aquele pedido no rodapé da página no outro layout, nem o índice de textos por palavra-chave. A única coisa que funciona mesmo é sistemas de busca. Coloquei então um! Quem sabe desta vez eu acerto. 8;)

Mas, por favor, não estou defendendo que devemos usar somente o log ou o contador para saber melhor sobre o público do site e seus problemas de acesso [tem muita gente de TI adoraria ouvir isso de mim…]. É importante ouvir o usuário. Para isso, você deve abrir um canal claro de comunicação de problemas e sugestões. Não faça um formulário monstro, cheio de combos e redirecionamentos e tal. Escreva um e-mail de contato no corpo do texto e coloque um formulário solicitando apenas o nome, o e-mail e o texto. Desta forma, o usuário pode escolher qual canal utilizar.

Por | Alterado em 26/02/03 às 9:02

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro.

Faça um comentário

*