Sejam bem vindos… ou não…

Analisando as estatísticas de search query deste weblog, vejo o quanto é importante estimular os comentários. Não somente para o feedback do autor, mas também para gerar tráfego e tornar o site mais conhecido. Várias pessoas caem neste site porque alguém escreveu errado o nome da loja Tok & Stok em algum comentário. Ou então, graças à criatividade dos amigos, o artigo sobre Gazzag aparece como “paranóia do pênis” no Google. Na primeira página! Este mesmo post aparece antes do próprio Gazzag na lista de resultados.

Estes visitantes inesperados são mais do que bem vindos. Mesmo que eles não me conheçam, não gostem do texto ou deste template minimalista. Se eles estão aqui, vão gastar segundos preciosos lendo esta mensagem. Mesmo que estejam tentando fechar a janela ou dar back no navegador. Talvez gostem do leiam, talvez odeiem. Melhor ainda se odiarem! Posso até provar que a ira nos blogs estimulam a interação [bem diferente do que acontece em listas de discussão, ok]. E mais interação significa a realimentação do ciclo. O que estaria fardado a ser um blog individualista, egocêntrico – isto é, muito pouco atraente – , torna-se conteúdo colaborativo, ferramenta para a inteligência coletiva, cooperação. Bem melhor ceder minha banda para o crescimento pessoal e profissional dos visitantes, não é? Pena que não tem sido só para isso.

Semana passada, apareceram os primeiros spam referers nas estatísticas. Eram bem tímidos. Eu ainda estava sendo otária o suficiente para ir lá e clicar para ver o que diabos um site sobre venda de maquetes de dinossauros estava linkando para mim. Hoje, o log conta com quase 2.500 page views, sendo 90% deles de sites de zoofilia. Sob certo ponto de vista, até melhor do que os sites de venda de remédios controlados que estavam no log no fim de semana. Nas últimas 24 horas, foram 23Mb de banda nesta brincadeira. Isso é mais do que costumava gastar em um mês inteiro. Poderia ser pior se as páginas fossem mais pesadas.

Ainda não penso em deixar este blog offline como outros amigos estão fazendo. O Movable Type bloqueia os spams de comentários, e isso já é algo! Menos e-mails inúteis circulando na rede e caindo na minha caixa postal. Agora estou tentando umas brincadeiras com o arquivo .htaccess para bloquear estes acessos. Se forem bem sucedidas, volto aqui e aviso. Não vou deixar que spammers impeçam que esta mensagem chegue ao seu público-alvo ou a outros desavisados. Mas não vou deixar mesmo!

Update:

Segundo Charlie Wood, em post no blog Moonwatcher, a mesma técnica de spam referer está sendo utilizada em RSS em sites de busca como o Newsgator.

Por | Alterado em 14/02/05 às 12:02

Comentários

  1. Marcelo disse:

    Oi

    Entrei aqui meio que por acaso 🙂

    Adorei !

    Já está no bookmarks

    [ ] s

Faça um comentário

*