Preservando recursos naturais com desenvolvimento Web

Blog Action Day

Estou reciclando este texto para o Blog Action Day 2007.

Sua família separa o lixo para reciclagem? Você prefere deixar o carro na garagem e ir para o trabalho utilizando transportes públicos ou não poluentes? Você todos os equipamentos eletrônicos e as luzes quando deixa um cômodo? Então você está pronto para um novo nível de conscientização de preservação do meio ambiente. Veja como medidas simples no desenvolvimento Web podem fazer a diferença na utilização de recursos naturais.Os educadores ambientais trabalham com os princípios dos 4 R’s para a redução no consumo de insumos naturais e controle de resíduos: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Recuperar. No desenvolvimento Web podemos trabalhar principalmente com o princípio de redução do consumo de papel e energia. Veja algumas idéias:

Otimizando o CSS de impressão

A produção de papel é um dos procedimentos mais nocivos à natureza. É necessário o desmatamento de grandes áreas para o plantio de uma ou duas espécies de árvores. O impacto no ecossistema é irreversível.

Não é possível impedir a impressão das interfaces e nem é aconselhável, mas é possível reduzir o número de páginas impressas disponibilizando para esta media apenas o essencial. Limpe o CSS eliminando fundos, cores, banners, menus e todo tipo de informação que não é útil para quem está imprimindo aquele conteúdo.

Utilizando protótipos navegáveis

No projeto de desenvolvimento Web o arquiteto de informação deve ser o maior consumidor de papel. Ele precisa de dezenas de impressões de wireframes para testes, correções e validação do cliente, sem mencionar a prototipação utilizando post-its. Protótipos navegáveis são de longe a melhor forma de fechar o escopo do projeto com o cliente, principalmente em sistemas altamente interativos. E podem ser reutilizados para a integração com as camadas de apresentação e comportamento.

Trabalhando a acessibilidade em dispositivos móveis

O futuro da Web não depende exclusivamente de acesso nos computadores desktop como conhecemos hoje. Notebooks já são mais acessíveis para usuários finais e usuários corporativos estão obtendo acesso aos sistemas Web por dispositivos móveis cada vez menores. A fonte de energia destes dispositivos ainda são baterias recarregáveis com uma vida útil limitada. Nem sempre o despejo destas baterias, que são compostas por diversas substâncias tóxicas, é adequado. Estes despejos acabam em aterros sanitários comuns, contaminando o solo e as águas.

Trabalhando um pouco a media handheld no seu CSS é possível diminuir o tempo de uso de alguns destes dispositivos, mas a diferença aparece mesmo na verificação de acessibilidade. Passe suas interfaces nos verificadores automáticos e assegure-se de conseguir o maior nível de acessibilidade de acordo com os prazos disponíveis.

Lendo este artigo, esta iniciativa pode parecer ineficaz ou mesma utópica, mas são nas pequenas atitudes que conseguimos as pequenas economias que farão a diferença. É cada um fazendo a sua parte. Todos lucram.

Por | Tags: , , , | Alterado em 12/03/10 às 11:03

Comentários

  1. Henrique disse:

    “WoW”

    Você conseguiu conectar 2 assuntos de uma forma que eu nunca imaginaria. Muito interessante, parabéns.

  2. Edselson disse:

    Vocês estão de parabéns…, afinal a iniciativa de uma empresa em preservar os recursos naturais, reflete não só na boa sensação de ter o dever cumprido, mas também no aprendisado e experiência compartilhados entres colaboradores, clientes, fornecedores e até pessoas como eu, que sem ter ligação nenhuma com o empreendimento, admiram atitudes como esta!

    Edselson Silva
    Gestor Ambiental

  3. wellington rocha disse:

    parabenizar nem sempre é necessário, o importante é agir de acordo com as necessidades que nos cercam. o ser humano em geral recrimina os bons empreendimentos que não geram lucros financeiros.o mundo clama por boas atitudes como esta. haverá um tempo que devido as necessidades, cuidar do meio ambiente não será apenas “modismo”

Faça um comentário

*