A terceira onda: O design franciscano

Vai dar praia? Pergunta simples, não? Por que então ir até o Weather Channel, sofrer com pixels e mais pixels de publicidade e informações que não precisamos se podemos acessar o Será que vai chover? (ou o Umbrella Today? ou going to rain)? A terceira onda também é sobre simplicidade.


Nunca encontro o link para mudar para unidades métricas.

Se há uma probabilidade de 80% de chuva, chegamos à conclusão que vai chover. Mostrar apenas um “sim” ao invés de iconografia e cinco linhas de texto significa mais do que economia de processamento humano. É um novo estilo ou um novo refinamento de interface.


Tarefa realizada rapidamente!

Talvez este novo estilo tenha começado apenas como uma piada (Is Twitter down? e depois Can Rails scale?, Is McCain President?), mas podemos citar o Google como o início de tudo. No caso de mecanismos de busca, o principal é o foco na tarefa a ser realizada. Não há nada na interface que distraia o usuário do que ele deve fazer. Qualquer outra informação ganha pouco destaque para apenas quando o usuário procurar por mais informações: links com sublinhados e cores neutras, menus nos cantos da tela.

Semana passada, tive uma dúvida. Faltando apenas meia hora de ir para o Santos Dumont começou a chover muito. Tentei achar algum lugar que informasse se o aeroporto estava aberto ou não para decolagens.  Caí em várias páginas da Infraero: uma me contava a história do aeroporto, a outra era um release sobre as obras de expansão e a terceira era uma tabela estatísticas sobre vôos atrasados por companhia. Nenhuma delas me respondia a um a pergunta tão simples. Finalmente, e com a ajuda de amigos no Twitter, cheguei a uma tela que fazia consultas pelo número do vôo, mas já era hora de sair e desisti.

Não é sempre que estamos pesquisando sobre história da emancipação antilhana ou de ataques terroristas na Índia. Algumas vezes precisamos apenas saber se vai chover, se o vôo vai atrasar, se o Túnel Rebouças está aberto, se a Perimetral está engarrafada… Foco na tarefa, principalmente para nossos dias cada vez mais dependentes de dispositivos móveis. Para estas perguntas, é mandatório que as soluções sejam igualmente simples.

Mais exemplos:

Por | Tags: , , , | Alterado em 04/12/08 às 14:12

Comentários

  1. tiagón disse:

    excelente a tua análise. e não apenas na velocidade e na praticidade, mas também no aspecto visual – encontrar uma página limpa, arejada, é uma dádiva para os olhos 🙂

  2. Muito bom o post. O foco na tarefa é algo que sempre me preocupo, e venho desenvolvendo sisteminhas fazendo sempre a mesma pergunta: “O que o usuário quer/precisa fazer aqui?”. Se todos se preocupassem com isso não teríamos os erros graves de usabilidade que vemos em muitos sites e sistemas na internet.

  3. joaquim disse:

    Pois é…muito bom, concordo. Só falta vc aplicar o conceito aqui nesse seu proprio blog, olha pra isso??! uma palavra: TOSCO

  4. Obrigada, Joaquim, pela crítica construtiva.

  5. Wallace Souza disse:

    Tá brincando, zeromeia… Mais clean que o seu blog impossível.

  6. Siteja disse:

    Parabéns pelo post!
    Achei muito legal este site “Será que vai chover?”, mais simples e prático que isso é impossível…

  7. Gostei do post tb, e concordo com tudo oque foi dito acima.
    Só me pergunto uma coisa e ainda não consegui a resposta: 
    Como este serviço ‘Será que vai chover?’ faz dinheiro???

    Se alguem puder me responder ou ajudar a refletir, fico extremamente agradecido…


    *marcelochabes@gmail.com (já q não consigo acompanhar os próximos comentários deste post)

  8. Psysapiens disse:

    Boa cabelo!
    Lance o desafio: Construir uma ferramenta [ler-se site ] “clean” de utilidades para Sampa! Onde possa encontrar informações como: Túnel Rebouças está aberto?,  Perimetral está engarrafada?, Aeroporto Santos Dumont  estava aberto ou não para decolagens?.
    Com uma estrutura Wiki/Social_network [e intregração com microblogging’s {@can_i_go}] seria fácil obter essas informações/atualizadas.
    Fora o banco de dados para estatiticas: Em um mês quantas vezes o túnel rebouças foi fechado e por quanto tempo?
    []’s

  9. Psysapiens disse:

    Marcelo Chabes como o Wikipédia faz dinheiro?

  10. Edinardo disse:

    Alguém conheça algum bom livro sobre O design franciscano, ou qual é base teórica dessa técnica.

Faça um comentário

*